Instruções do Exame

Painel Nutrigenético Básico

Instruções para paciente

A genética influencia de maneira relevante na forma como metabolizamos os alimentos que ingerimos e, portanto, no efeito que eles têm no organismo. Ajustar a dieta em função da genética nos permite otimizar nossa saúde, a fim de evitar alterações que nos causam mal-estar e desenvolvimento de doenças. Para obter uma dieta personalizada que permita melhorar a saúde de cada pessoa, é necessário conhecer os fatores genéticos que regulam as diferentes vias metabólicas.
A presença de intolerâncias metabólicas aos alimentos como o glúten ou a lactose, pode desencadear sintomas adversos que pioram a qualidade de vida dos pacientes. Existe uma relação clara entre pacientes com autismo e doença celíaca, sendo assim, detectar alterações metabólicas nesses pacientes permite melhorar sua qualidade de vida com uma abordagem nutricional.
O painel nutrigenético básico é um perfil genético que avalia diferentes vias metabólicas relacionadas à nutrição para preservar e melhorar nossa saúde.
O teste genético permite que você conheça a sua predisposição genética da regulação do metabolismo e outros processos relacionados à nutrição para ajustar a dieta de forma personalizada. A análise genética determina variantes genéticas em 24 genes relacionados com: Colesterol e perfil lipídico; intolerância à lactose ; doença celíaca; sensibilidade ao sal; metabolização do álcool; metabolização da cafeína; risco de osteoporose; detoxificação do fígado; estresse oxidativo; resposta inflamatória e metabolismo da homocisteína.
Este teste é indicado para:
Pessoas que desejam manter e melhorar seu estado atual de saúde, prevenindo, na medida do possível, as doenças crônicas frequentes na idade adulta; pessoas com histórico familiar de doenças frequentes na idade adulta e pessoas com transtornos no desenvolvimento neurológico ou com doenças crônicas, a fim de melhorar a sua qualidade de vida através da nutrição.
O resultado do teste genético não deve ser interpretado como um diagnóstico de patologia; o objetivo é transmitir indicações nutricionais aos profissionais do setor para que tenham conhecimento da situação global do paciente e possam oferecer indicações personalizadas.